Home . Notícias

Prefeito e vice acompanham desassoreamento da represa São Jorge em Nova Odessa

20/06/2022 Por Edneia Reami

A Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, recebeu nesta quarta-feira (15/06) a visita do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e do vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, que estiveram acompanhando o desassoreamento da represa São Jorge. A operação teve início há duas semanas e já possibilitou a remoção de 70% do material sedimentado estimado, que deverá totalizar 17 mil metros cúbicos até a conclusão dos serviços.

 

A represa São Jorge é um dos três pontos de captação de água do município, de onde são retirados até 6,9 milhões de litros de água bruta por dia. “Há 12 anos, este local não era desassoreado e os sedimentos acumulados no leito estavam comprometendo a capacidade de reservação de água. Inclusive, vários litros estavam vazando para o Ribeirão Quilombo antes de serem captados. E nós, que temos compromisso com a segurança hídrica de Nova Odessa, estamos dando uma atenção especial para resolver o problema”, afirmou o prefeito Leitinho.

 

O desassoreamento da represa São Jorge conta com duas escavadeiras, uma de braço longo, de 16 metros de extensão, que trabalha na margem, e outra embarcada em balsa, com braço de 12 metros, que fica sobre a superfície da represa. Os serviços estão sendo custeados com recursos próprios da Coden no valor aproximado de R$ 100 mil e deverão ser concluídos até o final de junho. “Se as condições climáticas continuarem colaborando, acreditamos que a obra será finalizada no prazo previsto”, avaliou o diretor Técnico da Coden Rean Gustavo Sobrinho.

 

De acordo com o vice-prefeito Mineirinho, muitas melhorias no sistema de abastecimento de água do município deixaram de ser realizadas no passado e agora estão sendo feitas pela atual administração. “A nosso pedido, a Coden também está impermeabilizando um dos reservatórios de água tratada do Klavin, que estava desativado há 11 anos. Serão mais de 1 milhão de litros de água reservada para a população. E não vamos parar por aí. Temos buscado recursos para viabilizar o desassoreamento das represas Recanto 2 e 3 e para a construção da represa Recanto 4”, ressaltou ele.

 

A represa São Jorge é alimentada por ação da gravidade pela represa Lopes 2. O conjunto de captação de Nova Odessa conta ainda com as três represas do sistema Recanto e o Córrego Palmital. Esta estrutura hídrica permite a retirada de até 19 milhões de litros de água por dia e garante uma disponibilidade de cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de água bruta reservada.

 

Da represa São Jorge, a água é bombeada até a Estação de Tratamento de Água – ETA 1, localizada na sede da Coden, no Jardim Bela Vista, onde são tratados, em média, 16 milhões de litros que são distribuídos a 25 mil residências e estabelecimentos da cidade por uma rede de mais de 282 Km, atendendo uma população estimada em 61 mil pessoas.

 

“Neste momento, o nível das represas do município não está comprometendo o abastecimento de água, mas nossa intenção é atuar preventivamente para evitar o racionamento de água em eventuais prolongamentos dos períodos de estiagem”, concluiu o diretor Técnico da Coden.

 

Veja também

ETE Quilombo é visitada por profissionais do serviço de água e esgoto de Bebedouro

Leia na integra

Obras no Pós-Anhanguera avançam 50% com a instalação de mais de 10 mil metros de redes de água

Leia na integra