Home . Notícias

Prefeitura de Nova Odessa e Coden anunciam planejamento para a construção de 2 novas represas no Sistema Recanto

25/04/2008 Por pepe

Represas cheias, com água escoando pelos vertedouros. Esta situação, verificada pessoalmente pelo prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, na quinta-feira de manhã, deu ao chefe do Executivo a certeza de que o sistema do Córrego Recanto comporta mais um ou dois reservatórios, cujos estudos de viabilidade já estão sendo feitos pela Coden (Companhia de Desenvolvimento).

“As três represas do Sistema Recanto estão com sua capacidade máxima, passando água pelos vertedouros. Não é preciso fazer muitos cálculos para saber que o sistema comporta mais uma ou duas represas. A certeza que a bacia tem capacidade veio agora, de uma maneira bem natural”, afirmou o prefeito.

Segundo Samartin, esta situação favorável se deve tanto às chuvas dos últimos meses quanto “à bacia deste córrego, que é muito boa”. “Hoje, não temos problemas de abastecimento, mas é uma água que, no futuro, pode fazer falta durante uma estiagem. Não devemos fazer o papel da cigarra. É bom saber que temos água, mas também é importante nos planejarmos para o futuro”, justificou.

O diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, ressaltou que o sistema de comportas do Sistema Recanto foi fechado para garantir que as represas fiquem com 100% de sua capacidade antes do início do período de seca.

Sobre os planos para os novos reservatórios, Ongaro salientou que o Sistema Recanto poderia ganhar até 400.000 metros cúbicos adicionais de água bruta, “já prevendo o aumento populacional do município para as próximas décadas e garantindo a qualidade no abastecimento”.

A Companhia já contratou empresa especializada na realização dos projetos executivos, licenciamentos ambientais e obtenção de Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos.

“Assim que saírem as licenças ambientais, será dado início ao processo de execução das obras, em parceria com a Prefeitura”, garantiu o presidente da empresa de economia mista responsável pelo saneamento básico no Município. A eventual desapropriação de áreas deverá ser realizada pela Prefeitura, assim como as obras em si.

Reservas

Atualmente, a disponibilidade hídrica do município vem de um sistema de reservação composto por seis represas: Recanto 1, 2 e 3, Lopes 1 e 2 e a Represa Santo Ângelo. Juntas, elas somam aproximadamente 3.450.000 metros cúbicos de água bruta. A Coden trata, mensalmente, 380 mil metros cúbicos de água, captada em mananciais próprios desde os anos 70. Nova Odessa tem aproximadamente 190 quilômetros de rede de distribuição, que leva água a 99% das residências.
 

Veja também

Prefeitura de Nova Odessa recebe 6 propostas para construção da ETE do Quilombo

Leia na integra

ETE do Quilombo obtém licença para obra; construtoras vistoriam área

Leia na integra