Home . Notícias

Presidente da Coden de Nova Odessa acompanha troca da rede de água em trecho do Centro

24/11/2011 Por pepe

O diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa, o engenheiro Ricardo Ongaro, acompanhou na última quinta-feira um trecho da obra da troca da rede de água do Centro da cidade. A Coden investe R$ 3.527.804,31 na obra, uma das mais importantes do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada. Serão beneficiados aproximadamente 1.000 imóveis do Centro.

Acompanhado do diretor financeiro da empresa, Brauner Feliciano, Ongaro acompanhou todas as etapas da passagem do novo tubo contínuo de polietileno de alta densidade (PEAD) pelo túnel aberto pela máquina hidrabursting onde antes passava o antigo tubo de ferro, da esquina das ruas Rio Branco com 1º de Janeiro até a esquina de cima, da 1º de Janeiro com a 15 de Novembro. Em todo este trecho, de quase 100 metros, foi necessária a abertura de apenas três valas de 1m por 1,5m.

“A obra é realizada por um método inovador, bastante moderno, rápido e eficaz. Assim, o transtorno à população é minimizado a 5% do que seria pelo método tradicional, com a abertura de valetas. Pedimos paciência aos munícipes, mas este pequeno transtorno é por uma boa causa, que é modernizar nosso sistema de abastecimento de água tratada”, afirmou Ongaro.

Segundo o engenheiro Carlos César Gumier, da Renova (empresa vencedora da licitação), até a última sexta-feira, dia 25 de novembro, 148 imóveis do quadrilátero central da cidade incluídos no primeiro bloco de quadras beneficiado com a modernização da rede (denominado “bloco 1”) já haviam sido ligados às redes áreas provisórias (chamadas de “by passes”). O bloco 1 é formado pelos 92 imóveis situados entre as avenidas Carlos Botelho e Joao Pessoa e as ruas 15 de Novembro e Heitor Penteado.

No total, 1.570 metros da antiga rede de canos de ferro fundido já haviam sido substituídos até a última semana pelo novo material sintético, que possui 100 anos de garantia e apresenta um risco muito menor de vazamentos. A previsão da Renova é que este primeiro bloco de quadra seja finalizado até primeira semana de dezembro.

‘Bloco 9’

Gumier contou também que a equipe de sondagem e mapeamento das redes existentes (como água, esgoto, gás e elétrica), que utiliza detectores de metais e georradares, já está realizando esta etapa inicial do processo em outro bloco de quadras, oposto ao “bloco 1” e compreendido entre as ruas Ernesto Mauerberg, Professor Carlos Liepin, Anchieta e Independência.

As redes provisórias aéreas também já estão sendo instaladas nestes locais, para onde a equipe de troca deve se deslocar em breve para a próxima etapa do trabalho.

Para que os imóveis sejam ligados às redes provisórias e a troca dos tubos de ferro possa ter início, o abastecimento de água será brevemente suspenso neste bloco de quadras na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, das 7h30 às 15h30 – programação que pode ser alterada em função das intempéries.

A obra é realizada através do método não destrutivo do Rompimento Dinâmico, ou seja, sem a abertura de valas contínuas no asfalto. Isto permite a interdição apenas parcial das vias a cada etapa, com o mínimo de transtorno ao tráfego de veículos e pedestres, além de diminuir consideravelmente os custos com a recomposição do pavimento asfáltico.

Em seguida, serão feitas as ligações provisórias nos demais imóveis da Ernesto Mauerberg para cima, até a Eddy de Freitas Crissiuma, completando o chamado “bloco 9”.

Ao todo, serão substituídos nesta etapa do Plano Diretor de Combate às Perdas aproximadamente 11.800 metros de tubos da rede de água do Centro, beneficiando os imóveis de 17 ruas e avenidas. Do investimento total, 80% são recursos a fundo perdido, oriundos da Cobrança Pelo Uso da Água dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). O restante do investimento será pago pela Coden.

Veja passo a passo como é feita a troca dos tubos antigos pelos novos
a cada trecho da obra:

1º – Sondagem, mapeamento subterrâneo e sinalização das redes existentes (água, esgoto, gás e elétrica) utilizando detectores de metais e georradares.

2º – Instalação das ligações provisórias aéreas tipo “by pass” ao longo das calçadas, para fornecimento constante de água enquanto a rede terrestre está sendo trocada. São utilizados tubos de PEAD de 32mm e 20mm.

3º – Entrega do informe impresso sobre a obra aos imóveis e consumidores beneficiados, bloqueio da rede antiga e ligação dos imóveis à rede temporária.

4º – Abertura das valas para introdução da máquina hidrabursting, que rompe a rede antiga, fragmentando os tubos de ferro e abrindo túneis para a passagem dos novos tubos de PEAD.

5º – Passagem das longas seções contínuas de tubos PEAD, que são introduzidos no sentido inverso do rompimento. São utilizados tubos de 63mm a 200mm.

6º – Fechamento das valas, ligação dos imóveis à nova rede de distribuição e retirada das ligações aéreas provisórias dos postes e fachadas.


 

Veja também

Coden vai adotar novo produto para modernizar tratamento de água na ETA do Bela Vista

Leia na integra

Combate às Perdas: Coden de NO assina contrato de R$ 1,2 mi para troca de 12,3 mil hidrômetros

Leia na integra