Home . Notícias

Presidente da Coden de Nova Odessa participa de debate sobre Planos Municipais de Saneamento

21/12/2011 Por pepe

O diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa, engenheiro Ricardo Ongaro, participou na última segunda-feira, 19 de dezembro, do 1º Ciclo de Palestras com o tema “Recursos Hídricos e Planos Municipais de Saneamento: exigências do Desenvolvimento Sustentável”, realizado em Campinas pela Sanasa. O encontro aconteceu no Auditório Capivari, na sede da empresa, e contou com dirigentes e especialistas regionais e também representantes de órgãos estaduais e federais.

Para o diretor presidente da Sanasa Campinas, Fernando Vaz Pupo, o objetivo do ciclo de palestras foi propiciar um ambiente para o debate de ideias, compartilhamento de experiências e exposição de dados que reflitam o panorama do Saneamento Básico, aliado ao desenvolvimento sustentável da região.

“Foi um encontro muito produtivo, com autoridades técnicas de renome. Foi um debate muito participativo, de alto nível. Foram debatidas três pautas principais: a renovação da outorga do Cantareira em 2014, a apresentação do Plano de Bacias da nossa bacia e a importância e principais tópicos que devem estar contidos nos Planos Municipais de Saneamento”, explicou Ongaro – ressaltando que a Prefeitura de Nova Odessa, através da Coden, já está desenvolvimento seu próprio Plano Municipal.

“O Plano de Bacias é o estudo que estima qual será o consumo individual e global dos municípios das Bacias PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) em 2020 e em 2035. Este estudo prevê quais ações serão necessárias para garantir o atendimento da demanda por água no futuro, bem como os prazos para estas obras e os valores estimados de investimento na região da nossa bacia – que giraria, se fosse hoje, em torno de R$ 4 bilhões”, contou Ongaro.

Também falou aos presentes o diretor presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu Guillo, convidado para explanar sobre o futuro do Sistema Cantareira – represas que abastecem os rios que cortam a região e também boa parte da Grande São Paulo. Ele citou as dificuldades e riscos na contemplação da manutenção do Banco de Águas, associado ao “volume de espera” – que diz respeito à redução dos reservatórios no período de seca. “Foi algo que o Cantareira nunca teve”, disse Guillo.

Também palestraram Adriana Isenburg (técnica da Agência das Bacias PCJ), que detalhou as etapas, objetivos e metas do Plano de Bacias do PCJ, Francisco Carlos Lahos (Secretário Executivo do Consórcio PCJ) e Alexandre Villela (Gerente Técnico do Consórcio PCJ), que encerraram a sessão de exposições com foco para a importância dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.

Com informações da Sanasa Campinas e imagens do Consórcio PCJ
 

Veja também

Obra da Coden de Nova Odessa aumenta pressão na rede de água de nove bairros da cidade

Leia na integra

Troca da Rede: Coden comunica ligação de mais imóveis do Centro à rede provisória de água

Leia na integra