Home . Notícias

Pressão da água é normalizada em bairros

16/02/2017 Por pepe

 Os moradores de alguns bairros de Nova Odessa que notarem a redução na pressão da água das torneiras de suas residências não têm com o quê se preocupar. A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) está regularizando a rede de água de algumas localidades, para enquadrar os níveis de pressão conforme parâmetros exigidos pela Agência Reguladora ARES-PCJ. Com isso, reduz as perdas de água tratada, o que permite armazenar maior volume e beneficiar o meio ambiente.

A empresa B&B Engenharia, contratada via licitação, está instalando 11 VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão) e a Coden implantará o Centro de Monitoramento e Controle de Pressão e Vazão da Rede, com 52 pontos espalhados pela cidade. O investimento é de R$ 1,937 milhão, com o objetivo de controlar com mais exatidão a pressão da rede distribuidora e reduzir as perdas de água tratada, hoje de 28%.
“A função das VRPs é controlar e regular a pressão nos bairros”, explica Caroline Pavan, responsável pelo Departamento de Perdas da Coden. De acordo com ela, a Companhia está seguindo normas da Agência Reguladora ARES-PCJ, que exige a pressão na rede de água entre 10 e 50 metros de coluna d\’água (m.c.a.) – uma das unidades de medida de pressão existentes.
Já existem VRPs instaladas e funcionando na região do bairro Green Village, que inclui Jardim Conceição, Vila Letônia e Residencial Lopes Iglesias. Outro bairro onde a benfeitoria foi instalada é o Jardim Campos Verdes. “Foi instalada uma VPR no meio do bairro, pra regular e controlar a pressão da parte mais baixa, que naturalmente tem maior pressão”, detalha Pavan.
Atualmente a Coden trabalha para controlar a pressão da água no Jardim Maria Helena, assim como na Vila Azenha, incluindo os bairros Jardim Flórida e Fadel, onde foi instalada uma VRP e ainda será regulada a rede. “Historicamente a pressão é alta na região da Vila Azenha e estamos normalizando”, reforça a responsável pelo setor. Do mesmo modo, o Jardim São Jorge está em vias de ser normalizado.
Benefícios – A regulação da pressão da rede de água proporciona diversos ganhos ao Município. “O benefício principal em reduzir a pressão nos locais é diminuir o risco de rompimentos de rede, ramal e cavalete. Além disso, os possíveis vazamentos acabam sendo menos intensos com a pressão menor”, detalha Caroline Pavan. Com a diminuição da perda de água tratada na rede, automaticamente a Coden armazena mais água em seus mananciais, por perder menos o recurso.
De acordo com Ricardo Ongaro, diretor-presidente da Coden, os equipamentos instalados permitem aperfeiçoar o sistema e diminuir ainda mais o índice de perdas de água tratada, que nos últimos anos era de cerca de 50% e passou para 28% em Nova Odessa. “Esta é uma das metas do Plano Diretor de Perdas, para atingirmos os 20% até o ano de 2020”, ressalta.
O dirigente da Coden frisa que a alteração na pressão da rede em alguns bairros não significa mudança no fornecimento de água aos consumidores. “A redução na pressão da água não afeta em nada o fornecimento para as residências. As caixas d’água vão armazenar normalmente, não vai faltar nas máquinas de lavar roupa”, garante. “A gente espera reduzir as perdas para 25% em breve”, estima Ongaro.
A obra faz parte do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada, que soma investimentos da ordem de R$ 26,1 milhões. Entre as melhorias implantadas está a troca de rede no Centro e jardins Flórida, Fadel, Santa Rosa, Bela Vista, Éden e São Manoel, além da substituição de adutoras e de hidrômetros antigos, assim como o controle de pressões e a setorização.

Veja também

Coden alerta para riscos de nadar em represas

Leia na integra

COMUNICADO INTERRUPÇÃO DE ÁGUA

Leia na integra