Home . Notícias

Rede de esgoto concluída no Campo Belo

08/05/2013 Por pepe

O diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, o engenheiro Ricardo Ongaro, informou que as obras para a instalação da Rede Coletora de Esgoto no bairro Campo Belo foram concluídas ontem (07). A obra foi realizada pela empresa Amaralina Construções e Empreendimentos Ltda. Com isso, o proprietário do imóvel já pode fazer a ligação do esgoto de sua propriedade à rede.
 
“Esta é uma obra extremamente importante. A cada etapa vencida, de um total de sete loteamentos de chácaras, para a coleta e afastamento de esgoto, são cerca de 100 chácaras que deixam de lançar os efluentes em fossas, que terminam atingindo e contaminando o lençol freático”, afirmou Ongaro.
 
Como o serviço já está disponível a Companhia informa que vai começar a lançar a taxa de esgoto na conta de água. Cada morador arcará com o custo referente aos serviços que serão feitos na parte interna do imóvel. “A obra vai até o muro de cada propriedade é só o responsável fazer a ligação na rede, deixando assim de utilizar a fossa”, comentou Ongaro.
 
Na data em que houve a emissão da Ordem de Serviço no loteamento Ceci Ovos (21/03), quando foi anunciado o trabalho nos sete loteamentos de chácaras, o prefeito Benjamin Vieira de Souza, o Bill, comentou que uma de suas preocupações era a realização desta obra, pois temia pela contaminação do lençol freático.
 
Ongaro esteve com uma equipe da Coden no local e constatou a satisfação da população. Esta era uma reivindicação bastante antiga e pode ser atendida agora. Ele acrescentou que, apenas com recurso próprio o município não tinha condições de fazer este investimento. Somente neste loteamento foram 1.350 metros de rede, cerca de 100 famílias atendidas e investimento aproximado de R$ 270, mil, entre materiais e serviços, sendo 100% dos recursos oriundos do Governo Federal.
 
O Campo Belo é o único bairro das sete chácaras que já se encontra na bacia do Palmital, onde já tem uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), então o primeiro esgoto ligado nesta rede já vai ser tratado. A ETE Palmital funciona desde 1996.
 
O contrato global vai atender sete bairros de chácaras, o que compreende 751 chácaras e beneficiará cerca de 3,5 mil pessoas. O prazo para a execução da obra total é de 12 meses e o investimento de R$ 3,5 milhões, vindos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento/Governo Federal), sem contrapartida do município.

Legenda: Reunião realizada no começo do mês de abril, anúncio do início das obras  

Veja também

Coden informa: Interrupção no fornecimento de água nesta quarta na região da Vila Azenha

Leia na integra

Autoridades discutem necessidade de um Plano de Segurança Hídrica

Leia na integra