Home . Notícias

Região do São Manoel vai ganhar Parque Linear

05/11/2018 Por pepe

 Depois da reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia e a pintura do prédio do Paço Municipal – obras que foram e estão sendo realizadas graças a doações feitas pela iniciativa privada -, a Prefeitura de Nova Odessa vai entregar aos moradores da região do Jardim São Manoel, até o final de 2019, um parque linear que será construído em uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados e cujo investimento de R$ 1,5 milhão ficará sob responsabilidade de um empreendedor à título de contrapartida. 



Parques lineares, ou greenways, são intervenções urbanísticas construídas ao longo de cursos d’água. Normalmente maiores em seu comprimento do que na sua largura – por acompanhar o trajeto de rios e córregos e estarem sempre associados à rede hídrica – tais espaços são capazes de conectar áreas verdes, proteger e recuperar o ecossistema, controlar enchentes, abrigar práticas de lazer, esporte e cultura, além de contribuir com alternativas não motorizadas de mobilidade urbana. O próprio termo greenway (“caminho verde”, em português) é uma referência a cinturões de vegetação associadas ao tráfego não motorizado, indicando movimento – de água, pessoas, animais, entre outros.



O secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé, explica que o primeiro parque linear de Nova Odessa terá uma academia ao ar livre, pista de caminhada e pista de skate, parque infantil, minicampo de areia e pista de caminhada. “A construção deste parque linear foi uma contrapartida exigida pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza para que pudéssemos aprovar um novo loteamento na cidade. Agora, ele sairá do papel graças a essa parceria”, ressaltou o secretário. O córrego que corta a área receberá um tratamento com “gabiões” – estruturas armadas e drenantes, feitas com arames e pedras



Além da construção do parque linear – localizado entre as ruas Uirapuru, Sigesmundo Andermam, Fioravante Martins e Paschoal Piconi -, o empreendedor também doará ao município um microônibus, uma retroescavadeira, um caminhão-pipa, um trator com grade, um rolo compactador “pé de carneiro”, um cavalo mecânico, uma pá carregadeira, um caminhão basculante e ficará responsável também pela construção de um reservatório de água elevado, com capacidade para 500 mil litros, em área da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) localizada no Jardim São Francisco. O valor estimado dessas contrapartidas é R$ 3 milhões.



As obras do parque linear devem começar já no primeiro semestre de 2019 e a previsão de entrega é até o final do mesmo ano. “Se a situação econômica ainda não nos permite realizar tudo que pretendemos com recursos próprios, nós vamos atrás de quem pode ajudar a prefeitura. Esse parque linear é uma contrapartida que eu exigi de um empreendedor e que vamos entregar à população até o final do ano que vem. O espaço vai ter campo de areia, pista de skate, um quiosque e o que já existe será revitalizado”, comentou o prefeito Bill.



Morador na região, o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, também comemora o anúncio da construção do Parque Linear. “É um projeto que estou batalhando, junto com o prefeito Bill, desde 2012 e que vai beneficiar não só os moradores do São Manoel, 23 de Maio e até do próprio Residencial Klavin. Uma grande benfeitoria para a população”, comentou.

Veja também

Alunos conhecem tratamento de água ao estudar o saneamento

Leia na integra

Coden passará a monitorar água do Ribeirão Quilombo

Leia na integra