Home . Notícias

Relatório anual 2009 confirma: água tratada pela Coden em Nova Odessa continua 100% potável

23/02/2010 Por pepe

A água tratada e distribuída pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa às residências e empresas da cidade continua 100% potável. É o que comprova o relatório anual enviado pela Companhia que chega à casa do consumidor juntamente com a conta de água com vencimento em março. O relatório é referente a todo o ano de 2009. Mais uma vez, a Coden atingiu os quase 130 parâmetros mínimos exigidos pelo Decreto Federal nº 5.440, de 4 de maio de 2005.

Além das análises anuais que cumprem com o exposto no Decreto, a Coden realiza análises na água de hora em hora, semanalmente, mensalmente, semestralmente e anualmente, para garantir sua potabilidade.

O relatório de qualidade foi anexado às 18.800 contas de água que terão vencimento no mês de março. Assim, a Coden cumpre com a exigência do Decreto, que diz que o relatório deve ser entregue ao consumidor até o dia 15 de março de cada ano.

O relatório da qualidade da água também está afixado em diversos prédios públicos, entre eles a sede da Coden, a Prefeitura de Nova Odessa, o Hospital Municipal, a sede das Vigilâncias em Saúde e nas quatro Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O relatório contém dados ao consumidor sobre o controle de qualidade de água, além de instrumentos para divulgação de informações e dados sobre os parâmetros de “aceitação” para o consumo humano da água.

“A qualidade da água que chega à casa da população novaodessense continua a mesma e ela é 100% potável, podendo ser ingerida imediatamente ao sair da torneira. É fato que a qualidade de nossos mananciais diminuiu no ano passado, com o excesso de chuvas, com a presença de metais como ferro e manganês e até mesmo de algas. Mas a qualidade da água tratada que chega à casa das pessoas manteve-se e isto está provado pelo relatório”, contou o gerente químico da Coden, José Hilário Pessoa.

De acordo com Pessoa, para que a qualidade do insumo fosse preservada, a Coden investiu, durante 2009, no tratamento de água, com a implantação de adequações na ETA (Estação de Tratamento de Água), tanto em novos produtos químicos quanto em novos equipamentos.

“A qualidade da água bruta que chega à ETA piorou durante 2009, mas ela foi tratada corretamente para que fosse distribuída de forma a poder ser plenamente utilizada pelo consumidor. Tratamos a água independentemente do que exige o Decreto, tanto é que a água é analisada antes, durante e depois do tratamento feito na ETA”, explicou o gerente químico.

“Corrigimos os problemas que surgiram e corremos atrás de tratar a água para que ela continue 100% potável. A Coden também tem um compromisso social com a população, de levar a água em quantidade e qualidade à casa das pessoas, até porque há pessoas que não têm condições de comprar água mineral e precisam da nossa água para beber”, finalizou Pessoa.


 

Veja também

Em operação de guerra, Coden salva adufa da Represa Lopes 2 e preserva reserva de água bruta

Leia na integra

Prefeitura de Nova Odessa e Coden vão listar áreas públicas para reflorestamento

Leia na integra