Home . Notícias

Representante do SAAE de Governador Valadares (MG) visita ETA Nova Odessa

11/03/2013 Por pepe


Desde outubro de 2012 a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, utiliza o produto dióxido de cloro que tem como principal ação a desinfecção, oxidação de metais e reduzir o gosto e cheiro da água tratada. Uma forma segura e natural de manter a água limpa.

Foi este produto, um dos motivos, que fez Edmilson Elias de Deus, gerente de controle de qualidade, da SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Governador Valadares (MG), viajar cerca de 930 km para conhecê-lo, assim como sua aplicação e resultados. “Aproveitei que estava em São Paulo, em outros compromissos e vim à Nova Odessa conhecer o produto e sua aplicação. No período da seca, temos muito problemas relacionados ao sabor e odor na água. É um produto caro e não tinha como adquiri-lo sem conhecer. O que eu vi me agradou, funciona. Na prática os resultados são satisfatórios, o que me deixa mais tranquilo para adquirir o produto”, afirmou. “Vamos aproveitar a experiência da Coden e tecnologia usada e colocar no nosso sistema”, acrescentou.

Ele esteve acompanhado por Benedito Ayres Neto, gerente de Assistência Técnica e Desenvolvimento, da empresa Cimil Comércio e Indústria de Minérios Ltda, que fornece o produto.

A Cimil é distribuidora da empresa AkzoNobel Pulp and Performace, que tem inúmeros sistemas funcionando no Brasil. “A Coden foi nossa primeira cliente aqui nesta região. Trouxemos para cá esta tecnologia. Nosso objetivo era trazer uma tecnologia para melhorar a qualidade da água final e esse sistema é muito usado na Europa e Estados Unidos e está se expandindo cada vez mais”, afirmou Ayres Neto.

De acordo com o gerente químico da ETA de Nova Odessa, José Hilário Pessoa, a Coden testou o produto em 2010 sendo aprovado, porém apenas no final de 2012 conseguiu implantar na ETA , trazendo mais segurança e qualidade a agua tratada .

Hilário destaca a importância das visitas que a Coden recebe com a finalidade das pessoas conhecerem sistemas e produtos utilizados. “Esta casa está sempre de portas abertas aos colegas e amigos de profissão. É muito gratificante, a gente se sente bem porque é uma troca de experiências, posso até dizer que é uma profissão bastante altruísta, pois estamos sempre preocupados em melhor tratar a água e o esgoto e assim atender bem a população”, finalizou.

Veja também

Fornecimento de água será interrompido nesta terça na região da Vila Azenha

Leia na integra

Coden contrata empresa para controle de ratos e baratas

Leia na integra