Home . Notícias

Seca da represa Recanto III aumenta estado de alerta em Nova Odessa

15/10/2014 Por pepe

Prefeito se reuniu com equipe da Coden e Prefeitura para discutir o assunto.

Na manhã desta terça-feira, dia 14 de outubro, o prefeito Benjamim Vieira de Souza, esteve reunido com funcionários da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) e da Prefeitura para discutir a situação do abastecimento do município.
 
Ontem pela manhã o prefeito esteve visitando as represas com o diretor-presidente da Coden, o engenheiro Ricardo Ongaro, e constatou que a situação é realmente muito preocupante. A represa Recanto III secou. Ela que tem capacidade para armazenar 530 milhões de litros de água está com apenas 2,81% de sua capacidade.
 
A Recanto II já havia secado no final de julho. Ela tem capacidade para armazenar 340 milhões de litros e está com 1,21% de sua capacidade. Esta represa está sendo desassoreada e com este serviço passará a armazenar mais 75 milhões litros de água a mais. O sistema de abastecimento de Nova Odessa capta água em seis represas e a capacidade total do município hoje é de 16,76%.
 
Com base nestes dados e pela falta de chuva que se mantém a Coden teve que adotar mais uma medida, passará a utilizar o volume morto a partir desta quarta-feira, dia 15 de outubro. O ponto de captação da represa Recanto I já não alcança o nível da água para fazer a retirada. Foi necessário instalar uma bomba em cima de um barco, no meio da represa, para que a captação seja mantida.
 
Ficou definido em reunião que o fechamento dos registros será mantido entre as 21h e 10h, por enquanto, isso porque espera-se chuvas para a próxima semana. A Coden tem tratado e distribuído 10,5 milhões de litros por dia, quantidade suficiente para atender a população neste período, tendo contribuição das pessoas com o uso racional da água.
 
O diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, informou que em dias mais quentes o consumo tem aumentado significativamente, com isso o volume de água que deveria ser suficiente para até às 21h, quando os registros são fechados, acaba antes, ficando assim a cidade como um todo sem água. “Vamos manter a mesma quantidade de água tratada e distribuída, mas se houver aumento no consumo vai faltar água antes do período que informamos para o fechamento dos registros. A população precisa economizar principalmente nos dias mais quentes”, afirmou.
 
Muitas ações já foram feitas desde que a estiagem passou a ameaçar o abastecimento da cidade, como captar água do córrego Filipada, fechamento dos registros a noite, gerando economia; campanha de conscientização para o uso racional da água, pedindo economia por parte da população e outras. “A situação é sim preocupante. Mas temos buscado implantar medidas para que passemos por esta crise e com fé em Deus vamos conseguir” afirmou o prefeito Bill.

Veja também

Funcionários da Coden passam a ter novas condições para crédito consignado

Leia na integra

Nova Odessa sedia curso de sustentabilidade hídrica

Leia na integra