Home . Notícias

Técnicos da Sabesp estudam sistema de tratamento de esgoto em Nova Odessa

16/01/2019 Por pepe

 Quatro profissionais da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), vindos de Campo Limpo Paulista e Itatiba, fizeram nesta quarta-feira (16) uma visita técnica para conhecer o sistema utilizado por Nova Odessa na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo. O objetivo é conhecer os detalhes da tecnologia, para possível implantação em ETEs em uma região que inclui 12 cidades.

O grupo foi recebido por funcionários da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos (coleta de lixo) no município. A visita monitorada foi agendada pela tecnóloga Cristiane Silva Vitoreli, do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional do Capivari-Jundiaí da Sabesp.
“Temos Estações de Tratamento de Esgoto para ampliar em espaços pequenos, então o Sistema U-Box seria uma alternativa”, explica Cristiane. De acordo com a profissional, o modelo adotado em Nova Odessa possui benefícios relacionados a geração de pouco odor, ruído e lodo. “É uma tecnologia interessante, que está próximo da gente e viemos conhecer”, acrescenta.
A Unidade Capivari-Jundiaí da Sabesp atende aos municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Elias Fausto, Hortolândia, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Mombuca, Monte Mor, Morungaba, Paulínia e Várzea Paulista. O chefe de equipe da ETE Quilombo, Thiago Jozer Domingos, conduziu a visita. “Receber esses técnicos é sempre muito importante, pela troca de conhecimentos e informações”, destaca.
Sistema – A ETE de Nova Odessa utiliza o sistema U-Box, oriundo da Holanda. A unidade é uma das maiores obras públicas do Brasil a adotar a tecnologia, considerada a melhor disponível para países tropicais. O sistema não demanda a construção de lagoas a céu aberto, possuindo dois tipos de reatores instalados no mesmo tanque de concreto armado e “empilhados”.
O sistema economiza espaço físico e reduz custos operacionais da Estação de Tratamento de Esgoto, sendo totalmente automatizado e com baixo impacto ambiental, além de praticamente não gerar odores e consumir menos energia do que outras tecnologias. “É uma metodologia moderna e da qual nos orgulhamos muito em aperfeiçoar a cada dia”, ressalta o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.
No ano passado, a Prefeitura e a Coden entregaram a 3ª fase da ETE Quilombo. Com investimento de R$ 6,8 milhões, houve a construção do 4º tanque com o reator, ampliando a capacidade de tratamento de esgoto em 46 litros por segundo, o que garante a disponibilidade do serviço a 20 mil futuros moradores. A Estação de Tratamento de Esgoto Quilombo já recebeu mais de R$ 35 milhões em investimentos.
A Coden organiza visitas de alunos de escolas públicas e privadas do município na Estação de Tratamento de Esgoto, além de receber especialistas e outros grupos específicos de interesse. Quem quiser agendar as visitas monitoradas na ETE Quilombo podem entrar em contato por email com a Assessoria de Comunicação da Coden – imprensa@lp.coden.com.br.
 

Veja também

Moradores são orientados a deixar sacos para coleta nas lixeiras

Leia na integra

Serviços interrompem água em quatro bairros nesta terça

Leia na integra