Home . Notícias

Técnicos Operadores da ETA da Coden de Nova Odessa recebem capacitação sobre manuseio de gás cloro

08/11/2011 Por pepe

Ao longo de toda a tarde desta quarta-feira, 9 de novembro, toda a equipe de técnicos operadores da ETA (Estação de Tratamento de Água) da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) passou por uma capacitação sobre as formas corretas de manuseio, transporte e contenção de eventuais vazamentos de gás cloro, um dos principais componentes químicos utilizados no processo da ETA do Jardim Bela Vista. O cloro é considerado perigoso por ser um gás tóxico se inalado.

Beneficiando diretamente nove colaboradores que manuseiam o produto no dia a dia, incluindo oito técnicos operadores e um mecânico de manutenção, o treinamento contou com apostila, palestra e aula prática sobre o manuseio dos cilindros de 900 quilos. Todos receberão certificado da capacitação.

A cada momento, há sempre um cilindro em utilização e três de reserva na ETA. A Coden utiliza cerca de 70 quilos de gás cloro por dia, dependendo da situação da água que vem das represas. A ETA processa aproximadamente 17 milhões de litros de água por dia, em média, distribuídos para quase 18.000 consumidores (imóveis).

No máximo a cada 12 meses, a Coden oferece uma reciclagem como esta à equipe da ETA. Neste ano, o curso também foi um pedido do próprio pessoal que participou da mais recente SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho).

Segundo gerente Químico Operacional da ETA, José Hilário Pessoa, o gás cloro é utilizado no tratamento de água como agente oxidante e bactericida. Ele transforma metais pesados presentes naturalmente na água bruta (sem tratamento) que chega das captações nas represas em material inerte, que é retirado através dos decantadores da ETA, onde ficam retidos.

“Todo ano, oferecemos um treinamento ao nosso pessoal sobre o manuseio desse agente, que é tóxico. Isto para o caso de, se houver um vazamento, todos estarem aptos a sanar rapidamente esse vazamento. Todos nós temos que estar treinados para uma eventual emergência com o cloro”, justificou Hilário.

O gerente lembrou ainda que “a Coden oferece a toda a equipe técnica da ETA, além do treinamento, os kits completos com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) exigidos para o manuseio do gás cloro, bem como um kit de emergência coletivo, contendo as ferramentas necessárias para conter um eventual vazamento do gás”.

A capacitação foi realizada por Marcelo Ramos Franqueira, gerente industrial da empresa GR Indústria, Comércio e Transporte de Produtos Químicos Ltda, de Cruzeiro/SP, cidade do Vale do Paraíba. A iniciativa não teve custos para a Coden.

“Somos certificados ISO 9.001 Sassmaq e estamos em fase de implantação do Prodir (Processo de Distribuição Responsável), o que faz com que sejamos responsáveis pelo treinamento dos usuários dos nossos produtos – neste caso, do gás cloro que fornecemos para a Coden”, explicou o especialista, que oferece treinamentos semelhantes em ETAs de todo o Brasil.

Segundo Franqueira, o treinamento abrangeu em todas as instruções para que a equipe possa sanar possíveis vazamentos que venham a ocorrer durante o manuseio do produto, incluindo a utilização do kit de emergência, contendo peças específicas para a contenção de cada tipo possível de vazamento nos cilindros.

A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.


 

Veja também

Combate às Perdas: Troca de rede de água do Centro de Nova Odessa teve início

Leia na integra

Interrupção na energia por causa do temporal de sábado impede distribuição de água em parte de NO

Leia na integra