Home . Notícias

Tratamento de esgoto alcança 751 chácaras

12/06/2015 Por pepe

 A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) concluiu as obras de instalação da rede coletora de esgoto nos bairros Recanto Solar e Vale dos Lírios, liberando a interligação para os consumidores. Agora está finalizada a benfeitoria em quatro dos sete bairros de chácaras previstos em contrato, levando, além da coleta e afastamento, o tratamento de esgoto a aproximadamente 751 imóveis nessas localidades.

O serviço de ampliação do sistema de esgotamento sanitário havia sido realizado nos bairros Campo Belo e Recanto Ceci, restando agora finalizar as obras nas Chácaras Central, Parque dos Pinheiros e Bosque dos Eucaliptos. Ao todo são R$ 3,437 milhões de investimentos, viabilizados por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O Recanto Solar é o maior destes bairros, contendo 224 ligações de água. O Parque dos Pinheiros tem 150, o Vale dos Lírios, 119, o Campo Belo, 98, o Recanto Ceci, 69, o Bosque dos Eucaliptos, 61, e a Chácaras Central, 30. O total de ligações é aproximado ao de imóveis, por haver casos de derivação e também de uma mesma ligação para mais de um imóvel.
Meio Ambiente – Segundo o gerente técnico operacional da Coden, Rafael Gaia, a benfeitoria traz ganhos ambientais, tendo em vista as fossas usadas pelos moradores desses bairros. “Agora, além da coleta e afastamento, o esgoto produzido nas chácaras será tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo. É um ganho ambiental muito grande”, ressalta.
De acordo com o gerente técnico, a obra permite a ampliação do tratamento do esgoto em Nova Odessa. “Dessa maneira estamos levando o serviço também a esses bairros de chácaras”, completa. 
A partir da conclusão da disponibilidade do serviço haverá a cobrança pela coleta, afastamento e tratamento do esgoto. A medida para os bairros Recanto Solar e Vale dos Lírios vale a partir das contas com vencimento em agosto.
No último dia 3 foi inaugurada a ampliação da ETE Quilombo, passando a tratar 100% de todo o esgoto coletado no Município, cujo investimento foi de R$ 5,6 milhões. A interligação à rede de esgoto disponibilizada nos bairros de chácaras é por conta do consumidor, não havendo necessidade de solicitar a mesma à Coden.
 

Veja também

Aberta licitação para construir nova represa

Leia na integra

Atendimento na Coden retorna após feriado

Leia na integra