Home . Notícias

Troca da rede: Primeiras ligações aéreas provisórias de água no Centro acontecem nesta 5ª-feira

25/10/2011 Por pepe

As primeiras ligações de água provisórias aéreas necessárias para obra da troca da rede de distribuição do Centro serão feitas nesta quinta-feira pela empresa contratada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa. A previsão é que a substituição das ligações terrestres pelas aéreas vá das 7 às 15 horas deste dia 27 de outubro, período no qual o fornecimento será temporariamente suspenso até que as novas ligações aéreas sejam ligadas aos imóveis.

Por isso, a Companhia pede que os responsáveis pelos imóveis do primeiro bloco de quadras beneficiado pela obra economizem água ao longo desta quinta-feira. Esta primeira etapa da obra abrange principalmente estabelecimentos comerciais do quadrilátero central da cidade, totalizando 92 imóveis.

As quatro primeiras quadras beneficiadas, onde já pode ser vista a tubulação provisória afixada nos postes, são aquelas compreendidas entre as ruas Rio Branco, 15 de Novembro e Avenida Carlos Botelho, nos trechos entre a Avenida João Pessoa e a Rua Heitor Penteado, e também da 1º de Janeiro e na própria Heitor Penteado, nos trechos entre a Carlos Botelho e a 15 de novembro.

A suspensão do fornecimento é necessária porque é preciso fazer o bloqueio da rede antiga e a ligação dos imóveis à rede temporária, para em seguida começar a troca da antiga rede de ferro propriamente dita.

Apenas nestas quatro quadras, serão substituídos 1.080 metros de tubos de ferro de duas polegadas por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) de 63 milímetros, e mais 560 metros de tubos de ferro de três polegadas por tubos de PEAD de 90 milímetros. O polietileno é um material moderno que tem 100 anos de garantia e apresenta muito menos riscos de vazamentos.

A expectativa é que as ligações aéreas provisórios sejam desativadas dentro de 45 a 60 dias, quando a nova rede de material sintético entrar em funcionamento neste primeiro trecho.

“Caso os serviços sejam concluídos antes do horário previsto, o fornecimento de água será restabelecido imediatamente. Informamos ainda que em razão de intempéries ou motivo de força maior, esse serviço poderá ser reprogramado para outra data, a qual será comunicada com antecedência”, adiantou a equipe técnica da Coden.

A obra

A troca da rede do Centro, que possui 11.800 metros de tubos de ferro, é uma das mais importantes obras do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada. Ao todo, serão beneficiados 38 quadras e 720 imóveis do Centro, com um investimento total de R$ 3,5 milhões.

Os funcionários da empresa vencedora da licitação da obra, o Consórcio Renova, já passaram os tubos de 32 milímetros das ligações provisórias aéreas que vão servir os imóveis durante o serviço principal, quando as antigas ligações terrestres serão temporariamente desligadas. Esta rede provisória é tecnicamente conhecida como “by pass”.

A empresa também já fez todo o mapeamento subterrâneo da antiga rede nestes locais e já sabe onde vai fazer os cortes no asfalto por onde as máquinas hidrabursting são introduzidas, bem como os novos canos de PEAD. O serviço é feito pelo método não-destrutivo, através de túneis cavados pelo mesmo caminhamento da rede antiga – ou seja, sem a necessidade de abertura de longas valas ao longo e toda a via.


 

Veja também

Combate às Perdas: Coden prepara ligações provisórias para trocas de redes de água do Centro

Leia na integra

Segurança do Trabalho: 7ª SIPAT da Coden de Nova Odessa acontece na próxima semana

Leia na integra