A Coden, empresa municipal de economia mista, abre aqui um importante espaço que tem por objetivo dar maior transparência à sua gestão administrativo-econômico-financeira.
O Portal da Transparência da CODEN é um canal de informação pelo qual o cidadão pode obter informações sobre as demonstrações financeiras, procedimentos licitatórios, concursos, bem como acompanhar a realização das receitas e despesas desta empresa.
A partir do ano de 2019, as informações do Portal da Transparência são atualizadas na página da CEBI. Para saber mais acesso o link abaixo
Novo Portal da Transparência
Financeiro
Repasses / Transferências de
Recursos Financeiros: A CODEN não realiza repasses e/ou tranferências de recursos financeiros.
Compras e Licitações
Atos Administrativos
Regulamento Interno de Licitações e Contratos (RILC)
Alienação de Bens com Dispensa de Licitação
Modo de Disputa Aberto
Pregão Presencial
RDC Presencial
Tomada de Preço
Concorrência Pública
Relação Geral de Contratos em Vigor
Perguntas Frequentes
Abaixo, as perguntas mais frequentes feitas em nosso balcão de atendimento e via telefone. Clique sobre as perguntas para visualizar suas respectivas respostas. Caso não encontre aqui a resposta para o que procura, entre em contato pelo Atendimento ao Cliente.
Que documento preciso apresentar para solicitar o serviço de ligação de água e esgoto e/ou abertura de água?
Veja aqui as exigências para atendimento (Ato Administrativo n° 028/2013).
A cobrança de valores em minha fatura referente à coleta e afastamento de esgoto é devida?
Sim, conforme Lei Municipal n° 752, de 30/06/1980 – Artigos 7° e 14; Decreto Municipal n° 541, de 24/02/1981 – Artigos 4° e 12.
Tenho direito a desconto/retificação da minha fatura após identificar e consertar um vazamento interno?
Sim, desde que o vazamento interno ocorrido no imóvel esteja enquadrado nos critérios contidos na resolução Ares PCJ nº 206, de 11/08/2017.
Por que trocou o meu hidrômetro antigo e o consumo aumentou?
Os hidrômetros antigos realmente tem deficiência no registro do consumo, haja vista o seu prazo de vida útil expirado; e após a troca do equipamento não há acréscimo no consumo, e sim o registro do volume real da água consumida.
Como faço para tirar a segunda via de uma fatura?
Para emissão da 2ª via da fatura você precisa ter em mãos o código do consumidor (n° da conta) ou n° do hidrômetro ou inscrição cadastral.
Na página inicial, clique no acesso rápido (lado direito) em 2ª Via (ou clique aqui).
Preencha apenas um dos dados solicitados (n° conta ou n° do hidrômetro ou inscrição) e clique no botão 2ª via.
Aparecerá a relação das contas que se encontram em aberto.
Clique sobre a conta em aberto desejada para a emissão da 2ª Via.
Também poderá ser emitida no Setor de Atendimento desta Companhia.
Como faço para verificar se possuo débitos junto a CODEN?
Para verificação de débito você precisa ter em mãos o código do consumidor (n° da conta) ou n° do hidrômetro ou inscrição cadastral.
Na página inicial, clique no acesso rápido (lado direito) em 2ª Via (ou clique aqui).
Preencha apenas um dos dados solicitados (n° conta ou n° do hidrômetro ou inscrição) e clique no botão 2ª via.
Aparecerá a relação das contas que se encontram em aberto / levantamento de débitos.
Também poderá ser emitido no Setor de Atendimento desta Companhia.
A CODEN realiza o serviço limpeza de caixa d’ água?
Não, a CODEN não disponibiliza o serviço de limpeza de caixa d’água de seus consumidores.
Em nosso site possuimos um guia de como realizar corretamente a limpeza da caixa d’água doméstica:
Saiba como realizar corretamente a limpeza da caixa d’água doméstica
A Coden garante a qualidade da água que chega até os cavaletes das ligações dos imóveis (ou seja, até o hidrômetro/ramal). Por isso, é importante também que o proprietário do imóvel realize a limpeza da caixa d’água a cada seis meses. Veja como é simples manter o reservatório doméstico de água sempre limpo:
1) Planeje o melhor dia e horário para realizar o serviço
2) Horas antes, feche o registro do cavalete e espere a água estocada na caixa acabar
3) Quando a caixa estiver quase vazia, tampe o cano de saída. A água que restou será usada para a limpeza
4) Esfregue as paredes da caixa d’água apenas com uma escova. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos de limpeza!
5) Retire a água que sobrou da limpeza usando canecas ou baldes e panos
6) Mantendo o cano de saída tampado, abra o registro e deixe encher novamente a caixa d’água
7) Quando ela estiver cheia, dilua um litro de água sanitária comum para cada 1.000 litros de água na caixa. Mas atenção: não utilize esta água em hipótese alguma!
8) Feche novamente o registro do cavalete e deixe a caixa d’água “descansar” por 2 horas
9) Esvazie novamente a caixa d’água, principalmente através das descargas dos vasos sanitários. Esta água servirá também para desinfetar os canos. Retire o que sobrar usando canecas ou baldes e panos
10) Marque do lado de fora a data da limpeza, tampe novamente a caixa e abra o registro. É indispensável que a caixa d’água permanece sempre tampada
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe aqui.
Como devo proceder para alterar o nome do consumidor em uma fatura?
Você deve comparecer ao setor de atendimento da CODEN para preencher solicitação de alteração cadastral. Tenha em mãos os seguintes documentos:
– CNPJ (pessoa jurídica)
– CPF (pessoa física)
– Contrato de compra e venda, escritura ou IPTU
Em minha fatura consta mensagem “há débitos em atraso, pague-os em banco”, o que devo fazer?
No Setor de Atendimento da CODEN ou no site você pode verificar quais as pendências e se não possuir as respectivas faturas, pode emitir 2ª via para efetuar o pagamento nas agências bancárias.
Para emissão do levantamento de débitos ou de 2ª via da fatura você precisa ter em mãos o código do consumidor (n° da conta) ou n° do hidrômetro ou inscrição cadastral.
Na página inicial, clique no acesso rápido (lado direito) em 2ª Via (ou clique aqui).
Preencha apenas um dos dados solicitados (n° conta ou n° do hidrômetro ou inscrição) e clique no botão 2ª via.
Aparecerá a relação das contas que se encontram em aberto.
Clique sobre a conta em aberto desejada para a emissão da 2ª Via.
Também poderá ser emitida no Setor de Atendimento desta Companhia.
Estou tentando comunicar-me com a CODEN através do 0800, porém minha ligação não é completada. Como devo proceder?
A CODEN não tem nenhum sistema que impeça de completar uma ligação para o seu 0800.
A restrição é imposta pelas operadoras de telefonia. Sugerimos que você entre em contato com a sua operadora e verifique o conteúdo/restrição dos serviços contratados.
Como devo proceder para verificar se tenho vazamento interno na minha residência?
Em nosso site possuimos um guia de como identificar vazamentos:
Coden defende e ensina o consumo racional da água
A água é um mineral essencial para a vida humana e um recurso natural finito, que não pode ser “fabricado”. Apenas 2,5% da água do planeta é doce, e dois terços desse volume estão congelados nos polos e geleiras. As fontes de água doce são os mananciais (nascentes, córregos, lagos e rios), todos já conhecidos. O uso mais racional desse precioso líquido é uma urgência.
Tanto que, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 783 milhões de pessoas, 11% da população mundial, não tem acesso à água potável – 40% delas na África Subsaariana.
Na nossa região, todos os mananciais já são extensamente utilizados há décadas e alguns estão comprometidos e poluídos.
Em Nova Odessa, a água utilizada pela Coden para tratamento e distribuição à população vem de mananciais próprios e não poluídos, que são as represas formadas pelas águas de três córregos municipais, construídas pela Prefeitura entre os anos 1977 e 1992.
O consumo de água tratada cresce conforme cresce a população da cidade e o parque industrial instalado.
Mas tem gente que não colabora e desperdiça água tratada a um alto custo pela Coden. Por isso, o consumo racional da água tratada deve ser uma preocupação constante de todos. São pequenas ações que devem fazer parte do cotidiano das pessoas.
E saiba que a própria Coden também está fazendo sua parte na diminuição dos vazamentos nas redes de distribuição, através das obras e melhorias do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada. Saiba mais em Combate às Perdas de Água Tratada.
Ações simples que economizam muita água
– Não use “vassoura hidráulica” (o uso contínuo da mangueira) para lavar calçadas
– Use balde e esponja/pano/esfregão para lavar seu carro
– Não mantenha torneiras abertas sem necessidade
– Se possível, instale torneiras automáticas; elas diminuem o gasto de água em até 70%
– Evite banhos muito demorados
– Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo
– Use um regador para molhar plantas e gramados
– Aproveite toda a capacidade (em quilos de roupas) do “tanquinho” ou lavadora a cada lavagem
– Só use a máquina lava-louça quando ela estiver na capacidade máxima
– Feche a torneira enquanto escova os dentes ou, se possível, use um copo d’água
– Feche a torneira enquanto faz a barba
– Faça manutenções preventivas em torneiras, válvulas de descarga e boias de caixas d’água
– Limpe pratos, copos, talheres e panelas, removendo os restos a seco, antes de começar a lavá-los
– Não jogue absolutamente nenhum tipo de lixo sólido no vaso sanitário
Curiosidades: os principais ‘vilões’ do consumo de água
– O uso de mangueira é responsável por até 20% da sua conta mensal de água
– O chuveiro é responsável por até 30% do consumo mensal de água de uma residência
– A descarga do vaso sanitário responde por até 50% do preço da conta d’água de uma casa
Saiba como identificar e corrigir vazamentos internos ao imóvel
Você sabia que uma simples gotinha de água pingando consome 46 litros de água por dia, ou o equivalente a 1.380 litros por mês? Você sabia que os vazamentos são responsáveis pela maioria dos desperdícios de água e pelo aumento da sua conta? Você sabia que alguns vazamentos não são visíveis, a gente nem percebe? Você sabia que existem técnicas caseiras para apurar as principais causas de vazamentos? Veja:
Torneira Pingando
Na primeira observação de alto consumo, verifique se tem alguma torneira pingando. Parece pouco, mas no final do mês a diferença na conta é grande e o prejuízo para a comunidade, maior ainda.
Vazamento no ramal direto da rede (teste do hidrômetro)
1) Mantenha aberto o registro do cavalete
2) Feche todas as torneiras e registros da casa, inclusive as de entrada das caixas d´água, e não utilize a descarga
3) Marque a posição do ponteiro maior de seu hidrômetro
4) Após uma hora verifique se ele se movimentou. Caso tenha se movimentado é sinal de vazamento
Teste do copo
1) Feche o registro do cavalete
2) Abra a torneira alimentada diretamente pela rede da Coden (do jardim ou do tanque) até que a água pare de correr.
3) Coloque um copo cheio de água até a boca embaixo da torneira
4) Se diminuir a quantidade de água no copo é sinal de que tem vazamento no ramal direto da rede
Vazamento entre o hidrômetro e a caixa d’água
1) Encha totalmente a caixa d’água para saber se há vazamento pelo extravasor/ladrão. Amarre a boia e feche todas as torneiras da casa
2) No centro do hidrômetro (“relógio”) existe uma peça giratória chamada “roseta”, que deverá estar totalmente parada. Anote a numeração do hidrômetro e, após 2 horas, verifique se este número se alterou
3) Caso seu hidrômetro não tenha roseta, marque a posição do ponteiro e, após uma hora, verifique se a leitura se alterou
4) Se houver alteração da numeração da roseta ou do ponteiro, é provável que exista um vazamento nos canos entre o hidrômetro e a caixa d’água do seu imóvel
Vazamentos na instalação interna do imóvel alimentada pela caixa d’água
1) Retire toda a água de dentro do vaso sanitário com o auxílio de um recipiente. Seque o interior do vaso com um pano. Se o vaso tornar a encher sem que você dê uma nova descarga, é sinal de que há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
2) Feche todas as torneiras da casa e verifique se não estão com vazamentos. Não utilize o vaso sanitário. Amarre a boia da caixa d’água e marque com lápis ou caneta o nível da água existente na caixa. Após uma hora, faça novamente a medição e verifique se o nível da água da caixa baixou. Em caso positivo, deve haver vazamentos na tubulação ou nos sanitários alimentados pela caixa
Observação 1:
Ao constatar algum vazamento interno ao imóvel através destes métodos, contrate um encanador de sua confiança para fazer o conserto.
Observação 2:
Se você acreditar que o problema está na rede da rua, no cavalete ou no hidrômetro, tenha em mãos a sua conta mensal de água, para facilitar o atendimento, e entre em contato com nosso SAC –Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Estou com falta de água, o que devo fazer?
Antes de ligar para a CODEN, verifique:
– se o registro da entrada da residência está totalmente aberto;
– se o registro estiver totalmente aberto e constatado que está realmente sem água, verifique com os vizinhos laterais para saber se o problema é local (na residência) ou geral (na rua toda);
– se não existe nenhuma pendência/débito com a CODEN, que tenha provocado o corte.
– se no site da CODEN não existe nenhum aviso sobre rompimento de rede.
Se nenhuma das opções acima se aplicar, entre em contato com a CODEN.
A CODEN sempre avisa quando vai faltar água?
A CODEN avisa a população com antecedência sobre uma interrupção somente quando se trata de serviço programado, no jornal da cidade, no site e nas redes sociais (Twitter e Facebook).
No caso de serviços emergenciais e imprevistos, como por exemplo um rompimento de rede, não há tempo hábil para avisos na imprensa impressa, pois a solução deve ser imediata para que não haja prejuízo à população e nem desperdício de água, porém sempre comunicamos a população imediatamente através do site e redes sociais.
Quais os procedimentos para implantação de Empreendimentos/Loteamentos?
Procedimentos para Implantação de Empreendimentos/Loteamentos:
1. Diretriz básica p/ elaboração de projetos p/ implantação de rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto.
– Requerimento
– Orientação para elaboração de projetos (clique aqui para acessar o manual de orientação)
– Matrícula do imóvel
– Contrato Social do Empreendimento
– Projeto Urbanístico/Planialtimétrico
– Pagamento de Taxa de protocolo (Resolução ARES-PCJ em vigência)
2. Análise Prévia de projetos p/ implantação de rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto.
– Requerimento
– 2 (duas) vias do projeto
– 2 (duas) vias dos memoriais descritivos
– Pagamento de Taxa (Resolução ARES-PCJ em vigência)
3. Aprovação dos projetos p/ implantação de rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto.
– Requerimento
– 5 (cinco) vias do projeto
– 5 (cinco) vias dos memoriais descritivos
– 1 (uma) via digital dos projetos
– Pagamento de Taxa (Resolução ARES-PCJ em vigência)
Quais procedimentos para pedido de certidão visando autorização para o lançamento de efluentes na rede pública coletora de esgoto?
– Requerimento
– Laudo de análise do laboratório acreditado do efluente industrial gerado e tratado;
– Outorga do poço (caso a empresa tenha);
– Licença da CETESB de operação e caso o lançamento seja direto no rio;
– O Projeto ou informações sobre o tratamento de efluentes;
– CADRI dos resíduos sólidos gerados no tratamento de efluentes (caso a empresa tenha a geração de resíduo sólido ou quando tem armazenamento do mesmo para posterior retirada).
– Pagamento Taxa Certidão (Resolução ARES-PCJ em vigência)
Comunicados e Atas
A CODEN disponibiliza aqui seus comunicados e convocações para com seus acionistas.